Participe

A participação no Fórum Social de São Paulo pode acontecer de diferentes formas:

1. Participação no Coletivo de Articulação, nos Grupos de Trabalho ou no “Grupo do Piano”

Estes são os espaços de organização do Fórum Social de São Paulo. Os participantes são voluntários, que viabilizam tudo o que for necessário para que o FSSP aconteça. Abertos à participação todos os interessados, o Coletivo de Articulação e os Grupos de Trabalho se reúnem pelo menos uma vez por mês, para avaliar, planejar e definir tarefas de acordo seus propósitos de ação.O Grupo do Piano se reúne semanalmente. A agenda de reuniões de cada um desses espaços é disponibilizada no site do FSSP. Confira aqui.
Voltar ao topo ↑

2. Participação nos Eixos/Temas do FSSP

O FSSP se organiza em eixos temáticos, como Educação, Moradia, Saúde etc (clique aqui para ler a lista completa). Os participantes de cada eixo organizam debates sobre os temas em questão com o objetivo de responder à questão central do FSSP: o que fazer para que o interesse público e os direitos dos cidadãos e cidadãs da Grande São prevaleçam sobre os interesses do lucro e do dinheiro? Durante o FSSP, no sábado à tarde (dia 29/10) cada eixo realizará uma oficina específica para construir propostas para a cidade nas diferentes áreas em questão.
Voltar ao topo ↑

3. Ajuda na divulgação do FSSP

Uma das formas de ampliar as possibilidades de articulações, e a força política dos grupos que compõem o Fórum Social de São Paulo é divulgar as ações que são realizadas neste espaço e convidar novos grupos a se envolverem.
Atualmente o Fórum mantém um perfil no facebook e uma conta no twitter (@_FSSP), que são atualizados freqüentemente com novidades, imagens, e vídeos de atividades do Fórum.
É possível também acessar o menu O Fórum, informações sobre o Fórum Social de São Paulo. Este conteúdo pode servir como subsídio para um início de conversa com grupos que não conhecem esta iniciativa.
Além disso, acessando o item Materiais de Divulgação, do menu Participe, você encontrará materiais gráficos prontos para impressão. Eles podem ser distribuídos em eventos, em espaços grande circulação de pessoas, ou afixados em murais.

4. Inscrição individual para participar do FSSP nos dias 29 e 30 de outubro

A idéia é que todos se inscrevam individualmente, indicando a que instituições estão vinculados, se for o caso. A partir da inscrição individual, que servirá como um cadastro de participação, será possível se inscrever nas diferentes atividades que acontecerão no FSSP.
Voltar ao topo ↑

5. Promoção/organização de atividades auto-gestionadas livres

Organizações, entidades e movimentos sociais poderão propor e realizar atividades auto-gestionadas durante o FSSP. Autogestionadas são atividades que propõem discussão de temas, organizam e promovem ações, estabelecem articulações e desenvolvem planos. Podem ser oficinas, palestras, encontros, seminários, apresentações musicais, artísticas, performáticas, circenses, etc, que dialoguem com o tema central do Fórum. Como o próprio nome define, as atividades são geridas por quem as propõe. A organização do FSSP disponibilizará apenas o espaço para receber a atividade. Cada organização precisa levar o material de apoio que for necessário para a sua atividade.O espaço reservado para as atividades auto-gestionadas é a manhã do sábado (dia 29/10).
Voltar ao topo ↑

6. Espaço (estandes) para divulgação de instituições e prática de economia solidária

Será reservado um espaço na Fundação Palmares – local de realização do FSSP – para a divulgação do trabalho de organizações da sociedade civil e instituições socio-culturais e para a comercialização de produtos alimentícios e culturais, a partir dos princípios da economia solidária. A estrutura dos estandes deve ser viabilizada pelos próprios expositores e será cobrada uma taxa de exposição para auxiliar a realização do Fórum.
Voltar ao topo ↑

7. Participação em flash-mobs e intervenções urbanas de divulgação do FSSP

A organização do FSSP está propondo ações sincronizadas de divulgação e mobilização para o FSSP. Uma delas deve acontecer no dia 29 de outubro, sexta-feira, véspera da abertura do Fórum, entre 17h e 19h. Sugerimos que as atividades sejam inspiradas na questão tema do FSSP – O que fazer para que o interesse público e os direitos dos cidadãos e cidadãs de São Paulo prevaleçam sobre os interesses do dinheiro e do lucro? – e divulguem o nome, data, local e site do FSSP. As ações agendadas serão divulgadas para a imprensa. Se você tem interesse em participar, entre em contato conosco.
Voltar ao topo ↑

8. Doação financeira

A participação no FSSP é gratuita, mas para viabilizar o encontro é preciso uma quantia mínima para os custos de espaço, equipamentos e materiais de divulgação. Por isso, há um espaço no site para doações financeiras voluntárias, de qualquer quantia, que podem ser feitas de diferentes formas: via paypal, pagseguro, depósito em conta corrente do FSSP ou doações em espécie entregues pessoalmente à organização durante o FSSP. Ao finalizar qualquer inscrição, o internauta também será encaminhado para esta página no site. A movimentação financeira do FSSP estará disponível em breve no site, de forma coerente com a transparência que exigimos de toda movimentação das verbas públicas.

Para doações via depósito em conta corrente:

Banco do Brasil ¦ Ag. 6.934-5 ¦ C/c 5.087-3

Faça sua doação e contribua para construção de uma outra São Paulo! É possível, necessário e urgente!

Voltar ao topo ↑

12 respostas a Participe

  1. Pingback: Conheça o novo site do Fórum Social de São Paulo

  2. waldir moura disse:

    Convidamos os companheiros da Plataforma dos centros urbanos-guaianases,para o 1° café comunitário dia 18 de fevereiro de 2011 das 9h ás 12h,na rua comandante carlos rhul,75 centro de guaianases,para articulação e mobilização dos grupos de trabalhos e criar agendas 2011,polo leste ,com CIERDS,UNICEF-onde vestimos as camisas da Campanha do impacto do Racismo na Infancia-Unicef,contatos com waldir fone88842667.25680702

  3. carmen zilda ribeiro disse:

    Não temos recebido mais nenhum email do fssp2011@gmail.com E AQUI, quando clicamos, para sabermos as datas da reuniões também elas não aparecem. O que está havendo?? gostaria de saber o que está ocorrendo, pois sei que mudanças estão havendo mas não soube mais de nenhuma reunião e como havíamos decidido que as reuniões estariam aqui no site para que qualquer um que quisesse participar pudesse ficar sabendo delas, tô querendo saber se isso mudou. Se mudou, mudou por que? Dessa forma o FSSP não vai ficar “fechado”, PARA DENTRO, só com aqueles que já estão dentro dele? Como não é essa a orientação que está AQUI MESMO explicitada, eu tô achando estranho e tô alertando pois vocês podem “dentro da roda viva” não estarem percebendo esse “fechamento”. E olha que eu faço parte (?) do GT de Mobilização, sou interessada, bem informada, e mesmo assim, não tô sabendo de NADA. Tô dizendo isto pois vou participar de uma reunião importante AMANHÃ no SEFRAS, onde o
    MOVIMENTO NACIONAL EM SITUAÇÃO DE RUA, juntamente com outros movimentos (moradia, saude, educação) estão buscando REAFIRMAR PERANTE A SOCIEDADE que SEM MORADIA, SEM SAÚDE E SEM EDUCAÇÃO NÃO HÁ CIDADANIA e vim a uma internet paga para fazer uma “ponte” com o FSSP e… nada…
    um abraço
    carmen zilda ribeiro
    comitegestorrooseveltczr2@hotmail.com tel. 3231-0357

  4. Caros(as),
    Vejam o que vou lhes – dizer, estou cansada de lutar por um mundo melhor e não melhora nada absoluta?!?!
    Veja este Site da minha comunidade e analisa o bem! Dá a impressão que agente aqui é muito burro e mal informada e não participam de coisa alguma, isto não é verdade.
    Participo sim de tudo que agente pode, só que não consequimos nada para melhorar esta gente que sofre por pobreza, humilhação exclusão e muito mais enfim.
    Portanto vai aqui minha indignação.
    Abraços.
    Mercedes – Associação Comunitária Raio de Cristal – contato – 2240-9243

  5. Precisamos urgentemente como cidadãos planetários, exigir uma Sociedade da Implementação de Direitos Humanos e Humanidade… pensando globalmente e agindo localmente!
    ALOHABRAÇOS!!! Rohlf Sabiah

  6. Estamos buscando parcerias para ação social no interior e em outros estados do Brasil, para seletiva de atores e modelos.

    Dum Produções, através do Projeto JÁ É!, busca parcerias com entidades para um amplo trabalho de inclusão social.
    O primeiro seriado afro-brasileiro, que atua na inclusão do negro na teledramaturgia e publicidade. Mais do que um seriado (JÁ É) é um projeto social sem fins lucrativos. Temos como objetivo criar e promover o desenvolvimento sociocultural e financeiro da população afro descendente.

    Havendo interesse em se tornar um dos nossos parceiros, entre em contato através do site (www.dumproducao.com.br)
    Tel: (11) 3120-6782

    Ficamos á disposição para uma reunião com o diretor do Projeto Wilian Lemos, para maiores informações!!

  7. Evaristo dos Santos disse:

    O movimento social Paulista crio o nono objetivo do milênio sem o racismo e hoje está na agenda internacional como uma politica que pode se universalizar apartir do forum social mundial,fazer a cidade de São Paulo melhor e democratica é papel deste forum.

  8. Rogerio Marino disse:

    E$stou aqui para colaborar, trabalho como divulgador, consultor, doador, voluntário da MArco: Multipla Ação Regional Comunitaria http://www.marco.org.br e na União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências, entre outras. Minha batalha é: Mais informação e mais “Educação” para TODOS. Vamos TODOS JUNTOS, fazer um excelente FÓRUM.

  9. IZILDA APARECIDA MAR disse:

    Gostaria de participar

  10. janete morais disse:

    quero participar do forum social de são paulo
    não estou conseguindo me inscrever me ajude.

    • Escritório do Fórum Social de São Paulo disse:

      Cara Janete,

      No sábado será possível se inscrever para participar do Fórum diretamente na Faculdade Zumbi dos Palmares. É só chegar na Faculdade e procurar o credenciamento do Fórum Social de São Paulo. Esperamos você!

      Um abraço

  11. Rita de cassia garzi disse:

    Bom,eu gostei muito da iniciativa,pode parecer clichê,mas ainda é importante ter voz e ouvido,representando pessoas que não tem acesso,eu gosto dessas oportunidades,mesmo que talvez não sejam ouvidas,e confortante participar,espero ter muitas participações,um abraço Rita garzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>