Encaminhamentos p/ março e abril de 2013

Os encaminhamentos aqui apresentados são resultados dos três últimos encontros abertos dos facilitadores do FSSP e da articulação do GT Comunicação.

  1. Agenda do FSSP para março e abril de 2013:
  2. Kit Fóruns Locais
  3. Site/Blog FSSP
  4. Cartografias do Futuro
  5. Dinâmica de organização e GTs
  1. Agenda do FSSP para março e abril de 2013:

14 de março (5ª feira) – Reunião de Articulação
das 19h às 21h30 (local a confirmar)

A pauta incorporará os encaminhamentos aqui listados e as novas demandas que surgirem até lá.

23 de março (sábado) – Fórum Social Local JARDIM GRIMALDI
Largo do Jardim Grimaldi, das 14h às 18h

Em consonância com a proposta de promovermos Fóruns Locais em praças espalhadas por SP, o pessoal do Planeta 21, representados em nossa última reunião por Campos e Mauro, tomaram iniciativa e já agendaram encontros mensais em diversas praças da região onde atuam e nos convidaram a participar com as dinâmicas que vínhamos desenvolvendo. O primeiro evento já está agendado por eles será no Jd Grimaldi, conforme indicação acima.

Eles já terão

  • uma tenda e alguma estrutura
  • apresentação dos projetos que desenvolvem, como canalização de córregos sem remoção das moradias do entorno, cimento permeável, entre outros. Também já estão em articulação com outras organizações locais.

A proposta é que os facilitadores do FSSP

  • Levem alguma infra-estrutura (se possível itens do Kit Fóruns Locais indicados abaixo);
  • Dinamizem a comunicação (divulgação, registro, etc);
  • Convidem outros movimentos;
  • Promovam uma roda de conversa com algum tema relativo a nossa atuação (98%, Fóruns Locais)
  • Apliquem a dinâmica da Árvore dos Sonhos;
  • Desenvolvam o projeto “Cartografias do Futuro” (sinopse abaixo).

28 de março (5ª feira) – Atividade FSM Tunísia/SP
das 9h às 16h (local a confirmar)

Os integrantes do Fórum Social SP, Nilton Silva, Camila Mello e  Bruno Franques, que participarão do FSM na Tunísia, têm como uma de suas missões por lá a articulação de atividades em conexão (videoconferência) com SP. Propusemos parceria para a produção dessas atividades em SP com a Ação Educativa e o GRAP, uma vez que é o GRAP quem está nos apoiando a viagem e o proponente das principais atividades que vamos conectar. Em SP estarão outros facilitadores do FSSP que articularão essa atividade que com certeza seria muito mais rica se pudessem contar com o apoio do GRAP e da AE (Proposta realizada, aguardando posicionamento).
Para fechar a data somos refém da programação do FSM que ainda não saiu, mas estamos pensando nos dias 28 e 29, das 9h às 16h. A programação ficaria assim:

  • Conexão com as Atividades do GRAP sobre as Cartografias do Futuro (http://www.fsm2013.org/es/organisation_info/20704);
  • Conexão com a atividade “98%” (http://www.98percent.net/);
  • Bate-papo sobre o FSM com participantes “laçados” na hora em uma das salas de videoconferência;
  • Bate-papo com os facilitadores do FSSP (possivelmente do GRAP e AE Tb) com algumas informações de lá;
  • Para complementar a programação, propomos alguma dinâmica ou palestra/apresentação/comentários de convidados presenciais em SP.

10 de abril – Reunião de Articulação
das 19h às 21h30 (local a confirmar)

A pauta incorporará os encaminhamentos aqui listados, relatos sobre o FSM, as atividades promovidas e as novas demandas que surgirem até lá.

14 de abril – FSSP no Vale do ANHANGABAÚ
Vale do Anhangabaú, das 10h às 18h

FSSP no Festival Baixo Centro: “fÓrUNs LocAis. Ocupando PraÇas por um mundo melhor”.

Troca de experiências participativas na cidade de São Paulo e perspectivas do processo Fórum Social Mundial no Vale do Annhangabaú, dia 14 de abril, das 10h às 18h. Atividade participante do Festival Baixo Centro. (ver mais: http://forumsocialsp.org.br/eventos/fssp-no-festival-baixo-centro-foruns-locais-ocupando-pracas-por-um-mundo-melhor/)

A proposta é produzirmos uma atividade semelhante ao Fórum Local do Jd Grimaldi supracitada, com a possibilidade de participação de mais organizações. Já confirmadas: Coolmeia SP e Campanha contra os Agrotóxicos.

Seminário pós Rio+20 (ADIADO P/ 25 e 26 de JUNHO)


2. Kit Fóruns Locais

Megafone + pilha recarregável + carregador – Para ampliar mobilização em ações diretas e atividades externas

Mesa dobrável + bancos – Para estande em praças públicas

Gazebo dobrável – Para estande em praças públicas

Microfone + Caixa de Som – Para atividades em praças públicas

Projetor + Caixa de som – Para videoconferências, projeção de filmes e apoio à apresentações e atividades

Caixinha de som + microfone + webcam HD – Para ampliação da participação via web em reuniões de articulação

Hardware de transmissão HD Ao Vivo – Para transmissão de atividades e eventos em boa qualidade e ampliação da capacidade de visualizações simultâneas

3. Site/Blog FSSP

O site/blog do FSSP está passando por reformulações e encontra-se bastante atualizado. Convidamos a todos e todas a navegar pelo seu conteúdo para comentar e contribuir com o processo.

4. Cartografias do Futuro

Esta proposta que está animando a articulação do Fórum Social Mundial (FSM) pode ser também bastante promissora aos Fóruns Locais. O GRAP (Grupo de Apoio ao Processo FSM) está preparando uma base de dados para realizar um mapeamento dos movimentos sociais no mundo todo a partir de seus eixos de luta. A expectativa é que essa ação estimule os movimentos a efetuarem o registro de suas lutas, já que a rede formada terá uma função bastante pragmática para o fortalecimento de cada luta.

Os facilitadores do Fórum Social São Paulo (FSSP) propõem a elaboração de uma versão paulista.

5. Dinâmica de organização e GTs

Para saber mais sobre os GTs visite a página http://forumsocialsp.org.br/o-que-e/gts/

  • GT Facilitadores - forumsocialsp@googlegroups.com
  • GT Ação Direta - acaofssp@googlegroups.com
  • GT Comunicação - comunicafssp@googlegroups.com
  • GT Gestão - gestaofssp@googlegroups.com
  • GT Meio Ambiente - mafssp@googlegroups.com

Ahô!

Bruno Franques
ComunicaFSSP

Sobre Bruno Franques

Bruno Franques é sociólogo, bacharel em Ciências Sociais pela USP. Mestrando em Educação, Comunidade e Movimentos Sociais na UFSCar Sorocaba. Cursou também Comunicação Social e Educomunicação. Colaborador do Instituto Physis (institutophysis.wordpress.com), é membro da Rede de Facilitadores de Fóruns Locais (forunslocais.net); do Grupo de Facilitadores do Fórum dos Povos (forumdospovos.net); do Fórum Social São Paulo (forumsocialsp.org.br); do Fórum Social Sorocaba (forumsocialsorocaba.org.br); do Coletivo Coolmeia SP (coolmeia.org); do Grupo de Articulação Regional da Feira de Orgânicos de Sorocaba (garfos.org.br), do Núcleo de Educação Infantil Jardim do Livre Sonhar (livresonhar.org.br), do programa de televisão Diálogos Comunitários (dcufscar.wordpress.com), da Campanha Nacional Contra os Agrotóxicos e pela Vida (contraosagrotoxicos.org) e da Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares (brasilcontrausinanuclear.com.br). Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação, Comunidade e Movimentos Sociais, da UFSCar Sorocaba (comov.wordpress.com) e ao Grupo de Pesquisa em Comunicação e Movimentos Sociais (GPCOMS). Articulador regional da Rede SANS – Rede de Defesa e Promoção da Alimentação Saudável, Adequada e Solidária (redesans.com.br).
Esta entrada foi publicada em Encontros. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>