Seminário “TÁ NA RUA? FAZ O FÓRUM!” 27/7 das 10h as 16h na Ação Educativa

Caras e caros, saudações.

O Brasil passa por um momento histórico, onde após a população participar em massa de manifestações nas ruas de todo o país, praças públicas e até as casas legislativas são ocupadas pouco a pouco por espontâneas assembleias populares. Cidadãos e cidadãs insatisfeitxs com o sistema político atual querem alternativas, almejam mais representatividade e dão os primeiros passos rumo à construção de uma nova política.

Diante dessa situação dinâmica e promissora, os facilitadores e facilitadoras do Fórum Social Mundial e do Fórum Social de São Paulo tem o prazer de convidar você e os demais integrantes de seu coletivo para participarem do seminário “Tá na rua? Faz o Fórum!”.

O evento pretende reunir movimentos sociais, coletivos, comunidades, cidadãs e cidadãos interessados em construir um outro mundo possível para dialogar sobre a conjuntura política atual e algumas metodologias contemporâneas de organização política direta.

O Fórum Social de São Paulo se insere no processo do Fórum Social Mundial, realizado pela primeira vez em Porto Alegre, em 2001. Desde então, além dos encontros globais, tem ocorrido em todo mundo uma série de fóruns sociais regionais e locais, como é o caso deste.

Um Fórum é o exercício da cidadania, um espaço em que os movimentos sociais, coletivos, ONGs, cidadãos e cidadãs se encontram para uma série de atividades em que a pauta é a ação social em prol de um mundo melhor.

O Fórum Social de São Paulo é uma iniciativa política de organizações da sociedade civil que atuam nessa região metropolitana e acreditam que “outra cidade é possível, necessária e urgente”. Ele compreende encontros realizados periodicamente e redes de relações e alianças entre pessoas e organizações que partilham essa perspectiva.

Seminário “Tá na rua? Faz o Fórum! Fórum Social Mundial, Levantes Populares

e o futuro do Fórum Social de São Paulo”.

Sábado, 27 de julho de 2013, das 09h às 16h, na Ação Educativa (Rua General Jardim, 660, Vila Buarque – São Paulo).

Programação:
09h às 09h30 Apresentação dos participantes
09h30 às 10h30 Seminário “A metodologia e a história do Fórum Social Mundial”, com Chico Whitaker
10h30 às 12h Mesa de debate “Levantes Populares pelo Mundo e no Brasil”
12h às 12h30 Apresentação “Histórico e novos rumos do Fórum Social de São Paulo”
12h30 às 13h30 Almoço
13h30 às 15h Rodas de conversas
15h às 15h30 Plenária “Vamos construir juntos o II Fórum Social de São Paulo?”

Se puder, confirme sua participação no evento: https://www.facebook.com/events/193490334143945/

Gratidão!

Não há nada tão poderoso quanto uma ideia cujo tempo chegou!

Ahô!

Sobre Bruno Franques

Bruno Franques é sociólogo, bacharel em Ciências Sociais pela USP. Mestrando em Educação, Comunidade e Movimentos Sociais na UFSCar Sorocaba. Cursou também Comunicação Social e Educomunicação. Colaborador do Instituto Physis (institutophysis.wordpress.com), é membro da Rede de Facilitadores de Fóruns Locais (forunslocais.net); do Grupo de Facilitadores do Fórum dos Povos (forumdospovos.net); do Fórum Social São Paulo (forumsocialsp.org.br); do Fórum Social Sorocaba (forumsocialsorocaba.org.br); do Coletivo Coolmeia SP (coolmeia.org); do Grupo de Articulação Regional da Feira de Orgânicos de Sorocaba (garfos.org.br), do Núcleo de Educação Infantil Jardim do Livre Sonhar (livresonhar.org.br), do programa de televisão Diálogos Comunitários (dcufscar.wordpress.com), da Campanha Nacional Contra os Agrotóxicos e pela Vida (contraosagrotoxicos.org) e da Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares (brasilcontrausinanuclear.com.br). Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação, Comunidade e Movimentos Sociais, da UFSCar Sorocaba (comov.wordpress.com) e ao Grupo de Pesquisa em Comunicação e Movimentos Sociais (GPCOMS). Articulador regional da Rede SANS – Rede de Defesa e Promoção da Alimentação Saudável, Adequada e Solidária (redesans.com.br).
Esta entrada foi publicada em Agenda FSSP, Agenda dos Movimentos Sociais de SP, Encontros, Imprensa, Releases, Seminário. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>