CONEXÃO DIRETA SÃO PAULO-TUNÍSIA: FÓRUM SOCIAL MUNDIAL E AS CARTOGRAFIAS DO FUTURO

28 DE MARÇO (QUINTA-FEIRA), DAS 8H ÀS 13H NA AÇÃO EDUCATIVA
Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo/SP

A proposta do Cartografias do Futuro pretende ser um instrumento a serviço desta perspectiva de construção de alternativas. O desafio colocado pelo projeto passa pela produção de conhecimento e saberes capazes de ampliar a compreensão das novas dinâmicas em curso e pelo fortalecimento da capacidade de articulação dos diferentes sujeitos políticos.

A SEGUIR SOCIALIZAMOS ALGUNS DOCUMENTOS COM O INTUITO DE COMPARTILHARMOS O QUE FOI CONSTRUÍDO ATÉ AQUI.

Proposta para Cartografias do Futuro

Novas Cartografias Democráticas: Geopolítica da Cidadania Planetária”
Este texto é uma versão ampliada daquele apresentado por Paulino Montejo no inicio da sessão do dia 30 do Seminário. Os acréscimos posteriores são de responsabilidade do Grap. Consultamos anotações pessoais, mas como ainda não contamos com a transcrição do conjunto dos debates, avaliamos que a urgência de compartilhar com tod@s @s participantes um primeiro relato dos debates justifica sua divulgação nesta estágio de elaboração.


PROGRAMACION CARTOGRAFIAS NO FSM 2013 (em espanhol)

Durante o Fórum Social Mundial da Tunísia desenvolveremos cinco atividades com o intuito de socializar o  que foi construido até aqui e de seguirmos construindo o projeto das Cartografias do Futuro. A descrção das atividades apresenta um pouco mais sobre as propostas de cada um dos quatro grupos criados para desenvolver o projeto a partir de abordagens diferentes. A atividade que será “conectada” com São Paulo será a do Grupo 2: Tecnologias, saberes e conhecimentos.

Outro Futuro é Possível

O documento Outro Futuro É Possível consolida muitos documentos produzidos a partir dos trabalhos realizados por mais de duas dezenas de Grupos Temáticos do “Fórum Social Temático: Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental” que aconteceu em Porto Alegre, em janeiro de 2012, e foi preparatório para a Cúpula dos Povos na Rio+20. Foi esse processo que gerou o Cartografias do Futuro e ler este documento ajuda a entender melhor as bases sobre as quais o projeto se sustenta.

Boa leitura!

Grande abraço a todas e todos. E não se esqueçam de que “nós somos aqueles por quem estávamos esperando”

Ahô!

Bruno Franques
Facilitador do FSSP

Sobre Bruno Franques

Bruno Franques é sociólogo, bacharel em Ciências Sociais pela USP. Mestrando em Educação, Comunidade e Movimentos Sociais na UFSCar Sorocaba. Cursou também Comunicação Social e Educomunicação. Colaborador do Instituto Physis (institutophysis.wordpress.com), é membro da Rede de Facilitadores de Fóruns Locais (forunslocais.net); do Grupo de Facilitadores do Fórum dos Povos (forumdospovos.net); do Fórum Social São Paulo (forumsocialsp.org.br); do Fórum Social Sorocaba (forumsocialsorocaba.org.br); do Coletivo Coolmeia SP (coolmeia.org); do Grupo de Articulação Regional da Feira de Orgânicos de Sorocaba (garfos.org.br), do Núcleo de Educação Infantil Jardim do Livre Sonhar (livresonhar.org.br), do programa de televisão Diálogos Comunitários (dcufscar.wordpress.com), da Campanha Nacional Contra os Agrotóxicos e pela Vida (contraosagrotoxicos.org) e da Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares (brasilcontrausinanuclear.com.br). Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação, Comunidade e Movimentos Sociais, da UFSCar Sorocaba (comov.wordpress.com) e ao Grupo de Pesquisa em Comunicação e Movimentos Sociais (GPCOMS). Articulador regional da Rede SANS – Rede de Defesa e Promoção da Alimentação Saudável, Adequada e Solidária (redesans.com.br).
Esta entrada foi publicada em FSM Tunis. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

2 respostas a CONEXÃO DIRETA SÃO PAULO-TUNÍSIA: FÓRUM SOCIAL MUNDIAL E AS CARTOGRAFIAS DO FUTURO

  1. Pingback: III Encontro Geral de 2013: Planejamento anual

  2. tunez extendido disse:

    tem duas possiblidades
    1/ tele participar no encontro dia 28 de manha 9h tunis ( muito cedo para brazil e em frances )
    2/ marcar um horario de tele encontro especifico sao paulo tunez veja as posilbiidades horarias http://www.fsm2013.org/fr/node/6551

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>