Agroecologia, segurança alimentar, sustentabilidade ambiental e justiça social

APA – Articulação Paulista de Agroecologia & GaRfOS – Grupo de Articulação Regional da Feira de Orgânicos de Sorocaba

Dia 9 de novembro de 2013, das 13h às 15h, na Tenda 1

A APA é uma rede de entidades não governamentais, movimentos sociais, técnicos, agricultores, educadores, extensionistas e estudantes envolvidos na promoção e fortalecimento da Agroecologia no Estado de SP.

Atualmente, a APA apresenta mais de 200 experiências agroecológicas, representando exemplos de sucesso na agricultura familiar e contribuindo para a afirmação destes grupos diante da enorme pressão exercida pelo agronegócio das grandes monoculturas de exportação, bastante expressivo em nosso estado. A APA já promoveu seis encontros ampliados no Estado de São Paulo articulando milhares de pessoas nos últimos 10 anos de existência, como demonstra a figura 1 abaixo, dos cartazes dos eventos realizados. Estes encontros massivos, ora realizado como evento principal, ora como evento complementar, contribuíram fortemente para o avanço da pesquisa, do ensino e da extensão em Agroecologia e da ampliação das barreiras relativas a construção de uma Ciência comprometida com as demanadas atuais de nossa sociedade.

https://www.facebook.com/ArticulacaoPaulistaDeAgroecologia

O Grupo de Articulação Regional da Feira de Orgânicos de Sorocaba (GARFOS) foi criado com a intenção de formarmos um coletivo aberto, autogestionário, colaborativo, horizontal e dinâmico para juntos criarmos uma bela, consistente e duradoura Feira Orgânica em Sorocaba, focada na disseminação dos conhecimentos e das práticas de produção orgânica e de base agroecológica na região.

Sobre Bruno Franques

Bruno Franques é sociólogo, bacharel em Ciências Sociais pela USP. Mestrando em Educação, Comunidade e Movimentos Sociais na UFSCar Sorocaba. Cursou também Comunicação Social e Educomunicação. Colaborador do Instituto Physis (institutophysis.wordpress.com), é membro da Rede de Facilitadores de Fóruns Locais (forunslocais.net); do Grupo de Facilitadores do Fórum dos Povos (forumdospovos.net); do Fórum Social São Paulo (forumsocialsp.org.br); do Fórum Social Sorocaba (forumsocialsorocaba.org.br); do Coletivo Coolmeia SP (coolmeia.org); do Grupo de Articulação Regional da Feira de Orgânicos de Sorocaba (garfos.org.br), do Núcleo de Educação Infantil Jardim do Livre Sonhar (livresonhar.org.br), do programa de televisão Diálogos Comunitários (dcufscar.wordpress.com), da Campanha Nacional Contra os Agrotóxicos e pela Vida (contraosagrotoxicos.org) e da Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares (brasilcontrausinanuclear.com.br). Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação, Comunidade e Movimentos Sociais, da UFSCar Sorocaba (comov.wordpress.com) e ao Grupo de Pesquisa em Comunicação e Movimentos Sociais (GPCOMS). Articulador regional da Rede SANS – Rede de Defesa e Promoção da Alimentação Saudável, Adequada e Solidária (redesans.com.br).
Esta entrada foi publicada em FSSP 2013, Fórum Local de Meio Ambiente, Programação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>