Núcleo Corpo Rastreado
Dia 9 de novembro de 2013, das 15h às 17h na Tenda 2: FÓRUMzinho Social
Uma roda de conversa, aberta a todos os que se sentirem provocados a participar dela, se forma em torno de um conto, crônica ou história que é apresentado à roda de muitas maneiras, pode ser com bonecos, com contação de histórias, com jogos, etc. A partir dele, a convite dos provocadores que começam a relacionar o conto com situações cotidianas, outras histórias são contadas e relacionadas transformando a roda em um espaço onde o conhecimento é compartilhado sem hierarquias, de maneira horizontal, e as histórias ganham importância na medida que cada um que compõem a roda a partilha e relaciona com suas próprias histórias. Dessa maneira alargam suas experiências e ¬¬transformam a roda em uma experiência viva de aprendizado.
Para potencializar a nossa experiência na roda, vamos tomar pequenas pílulas do Corpo Vibrante! Corpo vivo que usa todas as nossas inteligências para encarnar e concretizar a nossa experiência. As pílulas de Corpo Vibrante são rápidas e vigorosas e podem durar 5 min no máximo! Elas trazem a inteireza do corpo : dos pés à cabeça e da cabeça aos pés! E podemos então, colocar as inteligências múltiplas na roda!
Penso que deveríamos tomar 3 pílulas de 5 min durante uma roda de 2hs. No começo de tudo antes de sentar e formar a roda, uma depois da história e da conversa, e uma para finalizar, fazendo vibrar no corpo tudo o que foi dito, ouvido e sentido durante a roda.
A lógica do capital opera no indivíduo de maneira a que ele exista como uma massa de significados, cada vez mais distante do ser individuado e mais próximo dos desejos impostos pela ideologia vigente.
Conta um e Conto Outro foi criado justamente para agir na contramão desse pensamento massificado onde as informações importam mais que as experiências e onde sempre existe um lugar já determinado a ser alcançado. Aqui o que importa são as histórias vividas e experiênciadas que leva o indivíduo a autonomia, existindo em comunidade e entendendo o outro como parte de sua história.
O aprendizado autônomo parte do princípio que o indivíduo é senhor de sua história e de suas escolhas e que para isso é preciso se viver uma vida consciente e não automatizada, é preciso perceber que o sentido às experiências é dado por nós e não pela lógica de consumo e nem pelo pensamento massificado onde o cidadão é levado a pensar que não tem força nenhuma junto à sua comunidade e aos seus reais desejos.
https://www.facebook.com/pages/Nucleo-Corpo-Rastreado/113523738711523?fref=ts